A RC Odontologia é referência em Porto Alegre quando falamos de protetor bucal.
O protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. Os protetores bucais devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, tais como futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skate, ginástica, ciclismo, boxe, artes marciais ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.
Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca. Se você estiver usando aparelho ou prótese dentária na arcada inferior, é provável que seu dentista sugira o uso de protetor bucal nos dentes inferiores também.
São muitas as funções do protetor bucal: em caso de acidentes esportivos e impactos diretos sobre a face, o protetor impede que os dentes recebam estes impactos diretamente; a presença do protetor bucal amortece e redistribui a força do impacto, evitando fraturas e/ou deslocamentos dentários. O protetor ainda mantém os tecidos moles (lábios e bochechas) distantes dos dentes, o que diminui o risco de cortes e lacerações, reduz o risco de fraturas em dentes posteriores, bem como o risco de fraturas de mandíbula.
Indicado para atividades físicas como academia e levantamento de peso. O corpo busca equilibrar-se, de modo a alcançar a melhor performance possível e por isto, é muito comum ver atletas apertando os dentes enquanto fazem grande esforço. Resultando em uma força maior de um músculo e menor no seu correspondente, com isso trazendo um crescimento desigual, podendo causar lesões musculares.
Ideal para quem participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques. As principais atividades são muay thai, boxe, rugby, skate, ciclismo, futebol ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.
O ideal seria trocar seu protetor bucal a cada temporada porque, com o passar do tempo, se desgastam e o coeficiente de proteção se reduz. É importante que os adolescentes troquem seus protetores com certa frequência porque tanto a boca quanto os dentes estão em fase de crescimento.
Depois de feitos os ajustes em seu protetor bucal para que este se encaixe corretamente nos dentes, é preciso que você aprenda a fazer a manutenção do aparelho.